Pronto!

É só isso que vc precisa saber. Na escola, nossos filhos passam várias horas por dia aprendendo principalmente (mas não exclusivamente) através do Ensino.

O “Ensino”, segundo a Wikipedia, é uma “forma sistemática de transmissão de conhecimento utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes”.

 

Mas fora da escola as crianças continuam aprendendo, só que nesse caso estão aprendendo mais pelo Exemplo do que pelo Ensino.

 

Nós, pais e mães, algumas vezes paramos para educar via Ensino (transmissão de conhecimento de forma sistemática), mas 100% das vezes, mesmo sem a gente perceber e querer, estamos educando via Exemplo.

 

Você chega em casa todo dia reclamando do inferno que é o seu trabalho?

Você está educando que o trabalho é um lugar de desprazer.

 

Você perde a cabeça e grita no meio de uma discussão com sua esposa/marido?

Você está educando que perder a cabeça e gritar numa discussão é normal.

 

Você compra DVD pirata? Você está educando que alguns tipos de crimes são de boa.

 

Mesmo que a gente queira ensinar que determinada coisa é certa ou errada, isso só vai se sustentar se o exemplo que você dá for coerente o que foi dito.

 

Como diz o Ralph Waldo Emerson, “o que você faz fala tão alto que eu não consigo ouvir o que você diz”.

download - A COISA MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE EDUCAÇÃO É: AS PALAVRAS ENSINAM, MAS OS EXEMPLOS SE ARRASTAM.

POR MURILO GUN – PAI DA MARIA VALENTINA, MARIDO DA DANI, PROFESSOR DE CRIATIVIDADE, FUNDADOR DA KEEP LEARNING E COMEDIANTE STAND-UP. 

o exclusivamente) através do Ensino.

COMENTÁRIOS




Na casa do Rubem
Nossa missão é disseminar e eternizar o legado de Rubem Alves. Tocar o coração das pessoas despertando-as para o melhor que há nelas, otimizando assim os ambientes que as cercam.